8.3.19

TRANSFERÊNCIA-DE-USO | Felipe Rocio




1. ESCOVAR – VERBO TRANSITIVO DIRETO

As ações, apesar de serem as mesmas, estão em contextos diferentes. A transferência-de-uso diz respeito a “cópia” de um gesto ou de uma ação, de uma determinada situação para outra. No exercício, foi dada uma atenção à ação de escovar os dentes, de forma melhor perceber as peculiaridades contidas no ato. O tempo, o ritmo e os padrões de movimentos foram condicionantes para criar marcas gráficas em um papel, e para isto, foi utilizada tinta e uma escova de dentes com o intuito de simular o ato em seu contexto original.

Felipe Rocio. Escovar - Verbo Transitivo Direto. 2019
Vídeo 3'31"

2. UM PONTO . UM PASSO

A cada ponto um passo, a cada passo um ponto. Neste exercício existe a conjugação de dois atos, os quais normalmente não estariam relacionados: o andar e o crochetar. Um depende do outro, coincidem-se e amarram-se. São necessários 12 pontos para completar a primeira volta. São necessários 12 passos para completar a primeira volta. Agora são mais 24 pontos para a segunda volta. São mais 24 passos para a segunda volta. Os ciclos se completam.

Felipe Rocio. Um Ponto . Um Passo . 2019
Vídeo 5'01"




3. DESENHO SOBRE ESPAÇO

É possível o desenho ser tridimensional, ter uma espacialidade, ou sua essência se encontra na bidimensionalidade? Essa ideia pode ser refletida ao transpor uma característica que vem dos meios do desenho, como o ato de contornar, para o espaço. Neste exercício, o suporte tradicional do desenho não importa mais, as ferramentas como o lápis, a mão e o pulso ampliam-se, o corpo, como um todo, faz-se necessário para a ação. É utilizado o fio de malha para traçar as linhas de uma porta, de maneira que lhe seja atribuída novas configurações. O objeto tem seus detalhes realçados, a profundida muda, pois a linha modifica a perspectiva.

Felipe Rocio. Desenho sobre Espaço. 2019
Vídeo 0'37"