6.5.19

Desenho, Instrução e Performance / Seminário 3 - Catarina Casais


Percursos Partilhados
Workshop: Desenho, Instrução e Performance


O desenho de instrução “Percursos partilhados” não é um contrato de cooperação com o artista, nem uma partilha na construção de um desenho (mesmo sendo-o), nem muito menos um livro de instruções. É antes um convite para fazer parte de uma experiência que apela para uma consciência do corpo no espaço. Este exercício procura explorar a ideia de percurso identitário por parte do interveniente da ação.
Os mapas que criam este desenho são o mesmo percurso desenhado por 3 pessoas diferentes, existindo mais 1 que é o desenho que a aplicação Googlemaps considera o caminho mais rápido. Estes 4 desenhos são o percurso da casa onde estas pessoas vivem até a Faculdade de Belas Artes do Porto.
Este envelope é entregue ao participante da experiência e é lhe pedido para o refazer dentro da faculdade de belas artes, descontextualizando os percursos quotidianos. Aqui assistimos a um corpo, um espaço e uma linha.
É pedido a esse corpo escolha um local confortável ou familiar dentro da escola (semelhante à sensação de casa) e que a partir daí caminhe em direcção ao fim do percurso assinalado no mapa. É dada a liberdade ao praticante de interpretar os diferentes desenhos da forma que entender, e de faze-los sobrepostos ou individualmente. A partir do momento que o percurso é feito, é criado um novo percurso baseado na interpretação do participante, tornando este percurso de alguma forma identitário.
Numa segunda fase do exercício é pedido ao participante para desenhar o percurso que criara, tendo em conta a sua experiência e pontos de referência, originando um desenho de instrução novo. Além de não ter sido posto em prática, é suposto que o desenho de instrução criado pelo participante seja transformado num novo desenho de instrução. Este deverá guiar um novo participante, e assim uma nova experiência. Este processo tem como objectivo a criação de mapas identitários que constroem mundos imaginários a partir dos nossos quotidianos.

A partir do trabalho “this way Brouwn” de Stanley Brouwn (1961)



Fig. 1 Convite e Desenho de Instrução de "Percursos Partilhados"




Fig. 2 Concretização do Desenho de Instrução


Fig 3 Comparação do local de partida e do local de chegada


Fig 4 Instrução para um Desenho


Fig 5 Registo Pessoal da Concretização do Desenho de Instrução